07/03/2025
09:55:39 AM
Prezados ouvintes, temos uma importante atualização sobre o cenário financeiro e trabalhista no Brasil! O Senado Federal aprovou uma medida crucial que impacta diretamente a vida de milhões de brasileiros: a expansão do empréstimo consignado.
O Senado aprovou nesta quarta-feira(dia 2) uma medida provisória que reformula o acesso ao crédito consignado por parte de trabalhadores com carteira assinada (CLT) e inclui os motoristas de aplicativo. A proposta, que já foi aprovada na Câmara na semana passada, segue para sanção do presidente Lula (PT).
O que isso significa?
Mais acesso a crédito: Milhões de trabalhadores terão acesso a empréstimos com taxas de juros mais atrativas, descontadas diretamente na folha de pagamento ou nos repasses das plataformas.
Regras e fiscalização: A medida provisória aprovada também estabelece regras para garantir a segurança e a fiscalização, buscando evitar abusos e assegurar que as empresas repassem corretamente os valores descontados.
Margem consignável: As parcelas do empréstimo não poderão comprometer mais do que 35% do salário para CLT e 30% da renda para trabalhadores de aplicativo, visando a proteção financeira do trabalhador.
Essa aprovação é um passo significativo para ampliar o acesso a crédito para uma parcela importante da população, oferecendo uma alternativa com juros mais baixos para quem precisa de recursos. A medida segue agora para sanção presidencial.
Compartilhe