Raul Seixas: O eterno revolucionário do rock brasileiro!

06/28/2025

01:57:56 PM

Geral

O legado de Raul Seixas vai para muito além do rock - e também da música brasileira. Sua contribuição para a cultura nacional transcende a trajetória irregular, os álbuns da fase clássica, as idiossincrasias e polêmicas, a parceria com Paulo Coelho e os hits imortais que o transformaram em um dos principais nomes do rock brasileiro - rivalizando apenas com Rita Lee no topo deste cânone. Mas estes elementos são apenas ingredientes para sua principal obra: ele mesmo.

O personagem Raul Seixas - vivido intensamente pelo baiano Raul Santos Seixas, nascidos há 80 anos no dia 28 de junho de 1945 - é parente de outros contemporâneos, como John Lennon, Mick Jagger, Jim Morrison e a própria Rita Lee, personas públicas criadas por artistas nascidos nos anos 40 que se transformaram em celebridades que moldaram o comportamento da primeira geração de adolescentes autoconscientes deste momento em suas vidas.

Mas ao contrário da maioria de seus contemporâneos, o interesse original de Raul não era a música, embora tivesse fundado o primeiro fã clube de Elvis Presley de Salvador, uma gangue de amigos que se fantasiava de jaquetas de couro e topetes esculpidos com gumex e saía pela noite da capital baiana em busca de confusão. Ele queria contar histórias e tinha como um de seus principais ídolos o escritor conterrâneo Jorge Amado. Mas a música - na figura de Jerry Adriani - fez seu chamado e Raul foi para o Rio de Janeiro, quando começou a trabalhar primeiro nos bastidores do mercado de música.

Fonte: https://www.uol.com.br/toca/noticias/2025/06/28/raul-seixas-80-mais-do-que-causos-principal-obra-do-cantor-e-ele-mesmo.htm

Compartilhe