Bom Dia Carbonita

08:30h / 11:30h

 

Bom Dia Carbonita

08:30h / 11:30h

visitante Nº 45694

 
 

Bom Dia Carbonita

08:30h / 11:30h

 

Bom Dia Carbonita

08:30h / 11:30h

Dengue põe BH em alerta e de olho no vírus 2

30/11/2018

Dengue põe BH em alerta e de olho no vírus 2

Fortes chuvas e altas temperaturas, típicas desta época do ano e que ficaram mais intensas na capital desde outubro, podem ter influenciado no aumento das larvas do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A presença do mosquito nos imóveis de Belo Horizonte chegou a 1%, índice classificado como “alerta” pelo Ministério da Saúde.

Na prática, significa dizer que, a cada cem residências pesquisadas, uma está infestada. A informação é do secretário-adjunto de Promoção e Vigilância em Saúde da metrópole, Fabiano Pimenta. 

Além disso, a atenção é redobrada para a circulação do chamado vírus 2 da dengue, identificado em duas amostras coletadas neste ano. O sorotipo não acomete os moradores desde 2010. 

Na Semana Nacional de Combate ao Aedes, a prefeitura de BH instituiu ontem um grupo que irá articular ações de controle. Organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), a equipe contará com servidores de várias pastas. Reuniões semanais serão realizadas.

A ideia, conforme o secretário-adjunto, é que as ações sejam direcionadas aos locais que precisam de maior vigilância, como as regionais Norte e Venda Nova. “Por terem residências mais baixas que o restante da cidade, estas áreas apresentam um histórico de infestação maior do mosquito, o que demanda mais atenção”, afirmou Fabiano Pimenta.

O detalhamento das regiões mais infestadas na cidade só é possível após a divulgação do Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), mas a prefeitura ainda não divulgou os dados.


Confira a matéria completa no site: https://www.hojeemdia.com.br

VOLTAR

Mensagem enviada com Sucesso!


Fechar